O COLÉGIO DAS IRMÃS DA CARIDADE EM ALDEIA GAVINHA
Detalhes do Produto
Encontre a sua loja de preferência
Descrição
José Reis Matos Silva, O Colégio das Irmãs da Caridade em Aldeia Gavinha. Memória e Contexto, Prefácio de Rodrigues Guapo, Alenculta Editorial, Alenquer, 2023. 176 pp. Capa Mole. ISBN: 978-989-54625-6-8.
Em 5 de outubro de 1910, quando da implantação da República, vivia em Aldeia Gavinha um grupo de Irmãs da Caridade, dependentes da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, gerindo o Colégio de São Francisco de Assis. Estavam instaladas na residência que Zacarias dos Santos lhes doou em testamento para que “recolham e eduquem crianças pobras desta freguesia e prestem todo o auxílio e socorro às pessoas pobres desta mesma freguesia que dela careçam”.
Com a República, a sua obra foi extinta. Ainda em Outubro de 1910, estas irmãs viram-se desapossadas das suas casas e pertences e conduzidas pelo exército, para Lisboa.
Abordam-se estes factos, ocorridos em Aldeia Gavinha, levando em conta os contextos histórico, geográfico e social, às escalas local, nacional e europeia. A revolução republicana traduziu um debate civilizacional que se travava na Europa e também em Portugal.
Ocupadas com as suas crianças e atos de piedade, tentando subsistir no dia-a-dia, as Irmãs de Aldeia Gavinha não tinham tempo nem modo para acompanhar a política do país, uma luta entre monárquicos e republicanos, ambos com opositores às Congregações Religiosas e à Igreja em geral.
Este livro pretende ser uma resposta às interrogações de criança das nossas avós.