A encomenda e o envio das gravuras «Urbicaturas» têm um calendário especial de Natal.
As gravuras encomendadas até 15 de novembro serão enviadas até ao fim do mês, e as gravuras encomendadas até 30 de novembro serão enviadas no dia 16 de dezembro, para que cheguem antes do Natal.

ALENQUER E A SUA IMPRENSA 1878-2000

SKU: B-N-ALE-IMP-2019

Preço

€10,00 €10,00

Poupe % neste produto!
Adicionado

Detalhes do Produto

Condição
Novo
Encontre a sua loja de preferência

Descrição

João Salcedas Rogeiro e José Henrique Tomé Lourenço, Alenquer e a sua Imprensa 1878-2000, Alenculta Editorial, Alenquer, 2019. 240 pp + 14 anexos. Capa Mole. 978-989-54625-1-3.

Procura-se, através deste trabalho, dar uma panorâmica dos jornais e afins que, no concelho de Alenquer, se publicaram desde 1878, quando se editou o primeiro, até 2000 (data-limite deste estudo). Essa panorâmica será extensiva às relações que terão mantido, ou não, entre si, aqueles que coexistiram, e aos seus protagonistas, incluindo a referência a alguns dos temas mais marcantes que trouxeram às suas páginas. Aproveita-se, no entanto, a oportunidade para traçar também um brevíssimo quadro das publicações periódicas posteriores a 2000, embora muitas se tenham publicado episodicamente.

Ao longo do percurso deste texto, vai assomando, naturalmente, a história do concelho de Alenquer, de que os seus jornais são fonte privilegiada e obrigatória, e do próprio país, cujos acontecimentos e atores, sobretudo no campo político, ocupavam neles um espaço considerável, envolto muitas vezes em opiniões extremadas e polémicas contundentes que o passar do tempo foi atenuando.

Alenquer junta-se, assim, aos muitos concelhos que já têm livros sobre a sua imprensa.

Partilhar este produto