A construção de uma identidade urbana no Algarve Medieval. O caso de Loulé
Detalhes do Produto
Encontre a sua loja de preferência
Descrição
Maria de Fátima Botão, A construção de uma identidade urbana no Algarve Medieval. O caso de Loulé, Editora Caleidoscópio, Lisboa, 2009. 455 pp. Capa Mole. ISBN: 978-989-658-039-1.
A monografia percorre, com cuidado e profundidade, a história da dominação muçulmana e, depois, o período cristão.
Estuda a vila, definida antes de mais pela sua muralha, factor de prestígio mas sobretudo, dada a localização de Loulé, factor de segurança.
A muralha divide, protegendo dentro de si ruas, praças e casas, deixando de fora bairros e arrabaldes; custa muito dinheiro e muito trabalho a erguer, e quase outro tanto a manter. Adapta as suas portas aos grandes eixos de comunicação (em primeiro lugar, à estrada para Faro) e aponta direções de expansão.
A autora investiga a construção corrente, as casa de habitação, as técnicas construtivas e os materiais utilizados. Para concluir que as casas dos louletanos de há cinco e seis séculos duravam pouco e se deterioravam muito depressa.
Ficamos a saber bastante mais sobre a Casa da Câmara, sobre a prisão, sobre as principais igrejas, sobre a mesquita, sobre a estalagem.
Acima de tudo, fica a vulnerabilidade dos homens à inclemência de certas conjunturas mais amargas, ficam as cumplicidades entre eles, entre o concelho e a região, e entre estes e a Coroa portuguesa, as práticas de poder e de gestão dos recursos humanos e materiais. Tudo isto complementa, com a sua singularidade, a História do nosso país, que se vai construindo.