A encomenda e o envio das gravuras «Urbicaturas» têm um calendário especial de Natal.
As gravuras encomendadas até 15 de novembro serão enviadas até ao fim do mês, e as gravuras encomendadas até 30 de novembro serão enviadas no dia 16 de dezembro, para que cheguem antes do Natal.

A cada canto seu Espírito Santo

SKU: B-U-CRM-ESP-2022

Preço

€12,50 €12,50

Poupe % neste produto!
Adicionado

Detalhes do Produto

Condição
Usado
Estado
Excelente
Observações
Nunca foi usado. Como novo
Encontre a sua loja de preferência

Descrição

Francisco Máximo. A cada canto seu Espírito Santo., Colares, Sintra, 2022. 126 pp. Capa Mole. ISBN: 978-972-782-183-9.

As virtualidades do ritual das Festas do Espírito Santo terão tido origem em Alenquer no Séc. XIII por iniciativa da Rainha Santa Isabel e de D. Dinis, seu marido, em colaboração com a Nobreza e Franciscanos. O carácter agregador destas Festas, rejubilou cristãos, judeus e mouros.
A vontade da rainha incitou os marinheiros portugueses a divulgar esta festa universal levando-a de Alenquer ao Novo Mundo. E assim, para além do território português continental e insular - com particular destaque para os Açores, Brasil e diversas possessões em África e na Índia. As comunidades emigrantes portuguesas nos dias de hoje comemoram nos Estados Unidos, Canadá, África do Sul, etc.
A importância simbólica da Festa do Espírito Santo com as suas múltiplas manifestações de solidariedade, dos cantares, das danças angariou a grande adesão popular sustentada pelo bodo (antigamente só reservada aos pobres e hoje é extensivo aos participantes) e pela ausência de figuras a venerar. A nível humano o Imperador é o responsável pelo entendimento entre a devoção e o alimento, unificado na solidariedade.
A Cada Canto Seu Espírito Santo da autoria de Francisco Máximo permite ao leitor a coroação do Imperador Menino, o desfile dos cortejos, o bodo do pão e da carne.

Partilhar este produto