30 Ensaios de Genealogia Micaelense
Detalhes do Produto
Encontre a sua loja de preferência
Descrição
António Ornelas Mendes, 30 Ensaios de Genealogia Micaelense, Letras Lavadas, Ponta Delgada, 2023. 610 pp. Capa Mole. 16 x 22,9 cm. ISBN: 9789897354496.
Este trabalho de António Ornelas Mendes é fruto do longo confinamento que nos atingiu bem recentemente, imposto pela 1ª grande epidemia do século XXI. Mais concretamente, os 30 Ensaios de Genealogia Micaelense surgiram com o aprofundamento das origens maternas de Antero de Quental, publicadas em 1948 por José-Bruno Carreiro, na sua exaustiva biografia de um dos maiores nomes da Literatura e do Pensamento nacionais intitulada Antero de Quental – Subsídios para a sua biografia.
A esta investigação sucederam-se outras respeitantes a personagens de destaque da Ilha de S. Miguel e a notáveis nacionais com ascendência micaelense (Eça, Pessoa, Sena …), reunindo-as no volume agora dado à estampa.
O autor – percebe-se no trabalho – procurou linhas familiares que em regra não tinham sido exploradas por Rodrigo Rodrigues, um incontornável investigador cuja vastíssima obra veio a ser publicada em 2008, Genealogias de São Miguel e Santa Maria, rapidamente esgotada pela curiosidade que despertou e pela oportunidade na ajuda ao entendimento das mutações sociais das ilhas orientais dos Açores ao longo de mais de cinco séculos.
António Ornelas Mendes, nos 30 Ensaios, procurou intencionalmente seguir linhagens, na maioria humildes e apagadas, mas nem por isso menos importantes para a compreensão do tecido social micaelense, do de outras ilhas (Terceira, Graciosa e Flores) e ainda algumas de raiz estrangeira (Anglin, Riley), cujas descendências, com o rolar dos tempos, geraram personagens que, pelo seu próprio mérito, atingiram destaque na sociedade em que viveram.